Vá para o diabo

Texto que escrevi para coluna Transcultura, que acabou engavetado porque a mesma pauta saiu antes na revista do Globo.

Obra do ilustrador, diretor e videastasta argentino Federico Lamas, “Vá para o Diabo” oferece, literalmente, uma visão alternativa dos personagens condenados e auto-condenados do dia a dia. Os desenhos têm sempre um sentido subliminar, escancarado quando se utiliza a lente vermelha que acompanha o livro. Ao filtrar os traços da mesma cor e ressaltar apenas o que está riscado em azul, o artefato apresenta outra perspectiva para as ilustrações. É o que o autor chama de “visão-infernal”. O rei fica nu, um lobisomem oculto surge diante dos seus olhos, levando o leitor além das primeiras aparências.

O livro está sendo lançado por aqui pela recém lançada A Bolha Editora (abolhaeditora.com.br) faz a ponte entre a literatura independente, quadrinhos e arte dos EUA e do Brasil.

– Numa visita a livraria Printed Matter, em Nova York, vi pela primeira vez o livro, numa edição espanhol/inglês. Cheguei ao hotel e mandei um e-mail para o Federico, interessada em comprar exemplares para vender n’A Bolha. Ele me disse que estavam esgotados e falei que tinha interesse em fazer uma edição brasileira do livro. Só fui conhecê-lo pessoalmente quando fui buscá-lo no aeroporto, para o lançamento – explica Raquel Gontijo de Araújo, fundadora da Bolha.

Em meio a tanta coisa digital, o trabalho de Federico se destaca justamente pelo caráter analógico e contemplativo, sem deixar de ser interativo.

from URBe http://www.oesquema.com.br/urbe/2011/11/25/va-para-o-diabo.htm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s