Livro: A Vida Secreta das Árvores

O post de hoje é dica da ilustradora Paola Saliby: formada em Desenho de Moda,  Paola já trabalhou como estilista e hoje atua como freelancer. Recentemente descobriu um livro interessantíssimo que despertou muito a nossa atenção, e escreveu um post exclusivo para nós. Dá uma olhada que interessante e lindo:

Em uma de minhas andanças pela seção infantil da Livraria Cultura, um livro de capa preta e título curioso me despertou a atenção. O primeiro contato visual fez meus olhos se arregalarem e quando abri as primeiras páginas juro que meu coração quase saiu pela boca. “A Vida Secreta das Árvores” – Martins Fontes – publicação original da Tara Books, editora indiana que eu inclusive já tinha lido a respeito e que me chamou a atenção pela produção de livros exclusivamente artesanais feitos dentro de uma pequena comunidade localizada no sul da Índia. Cada página do livro nos insere no imaginário da tribo Gonde, uma comunidade localizada na Índia Central que cultiva mais do que apreço pelas artes visuais. Para os Gondes, a arte é uma forma de prece e está intimamente ligada à vida. Tradicionalmente habitantes da floresta, eles acreditam que as árvores representam o centro da vida e que, além de oferecerem sombra e alimento a todos, são seres dotados de espíritos que se revelam ao anoitecer. Cada uma dessas árvores está ilustrada nesse livro que nos fascina pela riqueza de detalhes, texturas e pela qualidade das cores que ganham vida sobre o papel preto.

Na produção utiliza-se a técnica de silk-screen onde as imagens são impressas à mão, uma cor de cada vez e em camadas diferentes. O processo é tão complexo que para se ter uma ideia, numa tiragem de 4.000 exemplares, mais de 300 mil impressões são necessárias para se garantir a qualidade das cores das ilustrações.

Se a proposta da editora já parece interessante, somente através dessa magnífica experiência visual, tátil e olfativa (pode-se sentir de longe o cheiro da tinta no papel) tem-se ideia do real valor desse tipo de trabalho e tamanha a beleza das ilustrações feitas pelas mãos de Ram Singh Urvet, Bhajju Shyam e Durga Bai, três dos principais artistas vivos da tradição da tribo. Para quem se interessar, também vale a pena conferir o vídeo (em inglês) que conta um pouco do processo de produção. Dá gosto de ver! Num mundo onde a literatura digital virou sensação e crianças de 10 anos ganham tablets no natal, é um alívio saber que ainda existe espaço para que obras-primas como essa encham nossos olhos de beleza.

 

from Follow the Colours http://followthecolours.com.br/2012/03/livro-a-vida-secreta-das-arvores.html?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=livro-a-vida-secreta-das-arvores

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s